Giro nas Ruas leva você à Rua Comendador Macedo

A Rua Comendador Macedo foi nomeada em homenagem a José Ribeiro de Macedo – bisavô do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca. O comendador foi um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná, produziu e exportou erva-mate e presidiu a Associação Comercial do Paraná em duas oportunidades – uma delas entre 1893 e 1895 e a outra entre 1913 e 1917. Ele nasceu em 1840 em Porto de Cima, distrito de Morretes, e morreu em Curitiba em 1917. A rua que leva o nome de Macedo tem 650 metros de extensão e fica no Centro da cidade. Ela começa no cruzamento com a Conselheiro Laurindo em frente à maternidade Mater Dei, cortando importantes vias da região, e termina na Praça do Expedicionário.

Além de comércios, restaurantes e lanchonetes, a rua abriga uma das sedes da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. A instituição, fundada em 1948, é ligada à UFPR e oferece cursos de graduação e pós-graduação. A construção que mais chama a atenção na rua é o Museu do Expedicionário que abriga um grande acervo de itens da Segunda Guerra Mundial.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo, Jenifer Ribeiro, da Universidade Positivo

Hoje, o Giro nas Ruas te leva para conhecer o Museu do Expedicionário. A construção fica na Praça do Expedicionário, no começo da rua Comendador Macedo, no Centro de Curitiba. O local chama atenção de quem passa pela região já que em frente ficam expostos um tanque e o avião Republic P-47 Thunderbolt, um dos caça da Força Aérea do Brasil, usados em combate. O prédio existe desde 1946 e era utilizado para abrigar e assistir veteranos da Segunda Guerra Mundial. Somente depois dos anos 1980 o local se tornou um museu, com registros históricos da atuação dos pracinhas paranaenses na batalha em solo europeu.

A museóloga Anna Juliace explica como foi a transição do lugar para um museu.

O acervo tem 25 mil peças, mas nas exposições são colocadas à mostra entre 1 mil e 1,5 mil itens. Juliace diz que, em geral, são feitas quatro exibições por ano que duram em torno de três meses e todas elas contam uma história.

O museu fica aberto de terça a domingo das 9h às 12h (nove da manhã ao meio dia) e das 14h às 17h. A entrada é gratuita. No entanto, devido a pandemia é preciso consultar o decreto em vigor no momento antes de ir até o local. É possível, também, fazer uma visita virtual pelo site do museu.

O link para acesso à página está no site da BandNews FM. Para chegar ao museu, mais de dez linhas de ônibus têm ponto nas proximidades. 

http://www.museudoexpedicionario.5rm.eb.mil.br/index.php/tour-virtual

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem